quarta-feira, 5 de maio de 2010

Debate de Formação de Chapa III

Qualidade de Formação do Comunicador
Não nos basta a estrutura!

Quando falamos de Qualidade da Formação do Comunicador Social é necessário fazer uma reflexão sobre nosso currículo. Será que estamos estudando para ter uma formação de qualidade? Será que estamos estudando para compreender o contexto social em que vamos trabalhar e intervir? O comunicador tem que entender todo o funcionamento histórico, social, político e econômico do mundo em que vive e atuar diariamente na resolução dos problemas mais sentidos da população.

Entendendo o nosso papel social enquanto futuros comunicadores, que vão formar a opinião dos cidadãos, é fundamental ter disciplinas teóricas, como Sociologia, Filosofia, história entre outras que nos dê essa base da formação social. É importante ter uma boa divisão de disciplinas teóricas ligadas as práticas e uma parcela de disciplinas optativas para explorar currículos de outros cursos. É imprescindível ter espaço de atuação
estudantil nos veículos laboratoriais, onde as disciplinas práticas das habilitações possam ser inseridas nas programações e trabalhos dos veículos, além de que mais bolsas sejam oferecidas aos estudantes.

Infelizmente na UFS e mais especificamente no nosso Departamento de Comunicação, passamos por um momento ruim, onde a falta de estrutura, laboratórios e até professores, não nos garante a qualidade de ensino que precisamos. Mas os estudantes estão se movimentando. Realizamos desde o ano passado Assembléias Estudantis, reuniões com o Departamento e até um pedido de audiência pública com o Reitor para discutir com todos os estudantes os problemas e apontar soluções. Esse processo de mobilização foi muito vitorioso, pois a partir dele os professores também se mobilizaram e construíram um “dossiê” relatando a péssima condição que o curso de Comunicação vem funcionando e o que precisamos para ter de fato uma formação de qualidade.

Nós da Chapa "Para Repartir com Todos" vamos continuar a mobilização e articulação na luta pela melhoria da formação dos estudantes da UFS. Acreditamos que o currículo de qualidade deve também ser pensado e organizado pelos próprios estudantes, por isso, vamos construir a 1° Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da UFS junto com o Seminário Nacional de Diretrizes curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário