domingo, 21 de novembro de 2010

Eleições da Enecos em Novembro!

A ENECOS (Executiva Nacional d@s Estudantes de Comunicação Social) é a entidade nacional representativa dos/das estudantes de Comunicação Social há 19 anos. Sua atuação se pauta nas bandeiras de luta: Democratização das Comunicações (Democom), Combate às Opressões e Qualidade de Formação do Comunicador (QFC). Na sua atual estrutura, a ENECOS surge em 1991, com uma dinâmica diferente, organizando os estados em coordenações regionais e tendo uma coordenação nacional.

A ENECOS coordena os GET's (Grupo de Estudo e Trabalho),criados no Cobrecos(Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social). Esses grupos vem aprofundar as discussões que o movimento estudantil de comunicação defende e definir as políticas de atuação. Os Encontros Nacionais e Regionais enfatizam a importância da organizaçãoe que ela esteja ligada aos Movimentos Sociais da cidade e do campo, e num diálogo contínuo com a Academia e a educação.

E Sergipe na ENECOS?

Sergipe está inserida na Executiva pela coordenação regional Nordeste 1 (NE1), que agrega ainda AL e Ba. Nos dias 24, 25 e 26 de outubro aconteceu o Seminário de Reorganização da regional, em Salvador, Bahia. Nacionalmente, nosso estado constroi o coletivo Aos que Virão, atual gestão da Enecos, mas também é composto por estudantes independentes.

Aqui em Sergipe, o Aos que Virão e os independentes formam o coletivo 'Para Repartir com Todos', que também é a atual gestão do Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS). Surgimos no início de 2010, após a calourada construída por estudantes de comunicação social, que já eram um coletivo, mas ainda não tinham escolhido um nome como identidade para o grupo.

Ainda enquanto coletivo, fizemos duas assembléias com os estudantes de comunicação, um ato para esclarecermos à universidade a situação de nosso curso, além de participarmos das lutas unificadas com outros cursos, através do Fórum de Mobilização Estudantil (FME). Após algumas ações, decidimos puxar as eleições para o diretório acadêmico, entendendo sua importância enquanto espaço de legitimação da voz do estudante: ganhamos as eleições com 182 votos válidos.

Nossa próxima ação concreta será o Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (COBRECOS), prestes a acontecer em janeiro de 2011, de 24 a 31 deste mês, na Universidade Federal de Sergipe.

Nosso nome, identidade, portanto, concepção

O nome do Coletivo foi inspirado em um dos poemas do caboclo amazonense, Tiago de Melo. Assim como no poema, estamos em busca, subjetiva e metaforicamente, de um diamante. De imediato, a melhoria de nosso curso, mas sabemos que esse diamante é muito mais brilhante, ainda assim muito mais humilde, é muito maior, e não será apenas para os poucos que o buscam, mas para todos. Esse diamente será para todos. Repartiremos com todos.

Para repartir com todos
“Para repartir com todos,
Com este canto te chamo
Porque dependo de ti.

Quero encontrar um diamante
Sei que ele existe e onde está.

Não me acanho de pedir ajuda,
Sei que sozinho nunca vou poder achar,
Mas desde logo advirto,é para repartir com todos.

Traz a ternura que escondes machucada no teu peito,
Eu levo um resto de infância que meu coração guardou.
Vamos precisar de fachos para as veredas da noite,
que oculta e às vezes defende o diamante.

Vamos juntos, traz toda a luz que tiveres,
Não te esqueças do arco-íris que escondestes no porão.
Eu ponho a minha poronga, de uso na selva,
É uma luz que se aconchega na sombra.

Não vale desanimar, nem preferir os atalhos sedutores,
Que nos perdem, para chegar mais depressa.

Vamos achar o diamante para repartir com todos,
Mesmo com quem não quis vir ajudar,
pobre de sonhos,com quem preferiu ficar sozinho
bordando de ouro seu umbigo engelhado,
mesmo com quem se fez cego

ou se encolheu na vergonha de aparecer procurando,
com quem foi indiferente
e zombou das nossas mãos enfadigadas na busca,
mas também com quem tem medo do diamante e seu poder

E até mesmo com quem desconfia que ele existe,e existe,
o diamante se constrói quando procuramos juntos,
no meio da nossa vida,e cresce, límpido cresce,
na intenção de repartir o que chamamos AMOR"

Ôxe, e essa Enecos também tem eleição?

Mas quanta eleição, não é mesmo? É presidente, governandor, senador, deputado de não sei das quantas, DCE, DACS e agora essa tal de Enecos inventa mais essa.
Mas é isso mesmo. O método de eleição é a forma mais democrática pensada para que tod@s os e as estudantes de comunicação do país possam escolher a gestão mais coerente para organizar as lutas da Executiva durante um ano. Sem, obviamente, tirar o caráter autônomo e democrático de cada organização regional e estadual.
Este ano, as eleições contarão com chapa única, formada pelo coletivo nacional Aos que Virão.

As eleições na UFS acontecem dias 1 e 2 de dezembro. Para votar, basta levar um documento de identificação com foto.



Chapa Nacional
Aos Que Virão


Agatha Cristie - UFS
Andrew Costa - UFF
Delosmar Magalhães - UFPB
Joice Souza - UFPA
Leonardo Maia - UESPI
Lia Lauriano - UFC
Isa Paula - UFPB
Pedro Alves - UFS
Roberto Oliveira - UFS
Juan - UFMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário