Reformar algo diz respeito a alterar a coisa dentro de uma estrutura, sem transformar de fato essa mesma estrutura. Assim acontece com as reformulações das grades curriculares dos cursos, que alteram pontualmente, mas não interferem a nível macro no projeto de educação no qual todos e todas estamos inseridos.
Essas reformas pontuais podem vir como um avanço concreto na formação dos futuros profissionais, neste caso, de comunicação. Ou pode vir no sentido oposto a isso: fracionando cada vez mais os profissionais da área, tornando a formação cada vez mais técnica, sem fazer o educando entendido de onde ele está inserido, qual o modelo de sociedade que ele vive e qual o papel da profissão que ele escolheu ser formado, na manutenção dessa sociedade.
A segunda opção normalmente vem casada com um método de implantação nada democrático. É assim que, historicamente, os dominantes passam goela a baixo suas leis e decisões: sem questionar o que querem aqueles que realmente vão sentir as conseqüências das mudanças.
Entendendo essa gama de fatores, a atual gestão do Diretório Acadêmico de Comunicação Social da UFS, ‘Para Repartir com Todos’, lança essa moção de apoio aos estudantes de comunicação social da UESB, representados pelo Coletivo Enecos Conquista – Há quem sambe diferente. Afinal, compreendemos que a alteração da grade do curso na UESB não está sendo feita de maneira democrática, a respeitar todos os setores (professores e estudantes) que lidam com a formação do profissional de comunicação na universidade em questão.
Compreendemos mais: estudantes e professores precisam estar juntos nas decisões, mobilizações e alterações no que diz respeito à formação, pois todos são afetados pelas mudanças, sejam elas positivas ou não. Logo, o apoio vem também na propositiva, de estarmos organizados coletivamente para transformarmos aquilo que queremos transformar, porque precisa ser transformado. Não há dúvidas quanto a isso.
À luta,
Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS) ‘Para Repartir com Todos’ da
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Dezembro de 2010
Clique aqui e veja a carta que os estudantes do coletivo Enecos Conquista - Há quem sambe diferente - fizeram para os estudantes da UESB
Essas reformas pontuais podem vir como um avanço concreto na formação dos futuros profissionais, neste caso, de comunicação. Ou pode vir no sentido oposto a isso: fracionando cada vez mais os profissionais da área, tornando a formação cada vez mais técnica, sem fazer o educando entendido de onde ele está inserido, qual o modelo de sociedade que ele vive e qual o papel da profissão que ele escolheu ser formado, na manutenção dessa sociedade.
A segunda opção normalmente vem casada com um método de implantação nada democrático. É assim que, historicamente, os dominantes passam goela a baixo suas leis e decisões: sem questionar o que querem aqueles que realmente vão sentir as conseqüências das mudanças.
Entendendo essa gama de fatores, a atual gestão do Diretório Acadêmico de Comunicação Social da UFS, ‘Para Repartir com Todos’, lança essa moção de apoio aos estudantes de comunicação social da UESB, representados pelo Coletivo Enecos Conquista – Há quem sambe diferente. Afinal, compreendemos que a alteração da grade do curso na UESB não está sendo feita de maneira democrática, a respeitar todos os setores (professores e estudantes) que lidam com a formação do profissional de comunicação na universidade em questão.
Compreendemos mais: estudantes e professores precisam estar juntos nas decisões, mobilizações e alterações no que diz respeito à formação, pois todos são afetados pelas mudanças, sejam elas positivas ou não. Logo, o apoio vem também na propositiva, de estarmos organizados coletivamente para transformarmos aquilo que queremos transformar, porque precisa ser transformado. Não há dúvidas quanto a isso.
À luta,
Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS) ‘Para Repartir com Todos’ da
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Dezembro de 2010
Clique aqui e veja a carta que os estudantes do coletivo Enecos Conquista - Há quem sambe diferente - fizeram para os estudantes da UESB
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