quinta-feira, 1 de setembro de 2011

#ChegadeMigalhas à nível nacional

Moção de apoio

O Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACS) da Universidade Federal de Sergipe, gestão ‘Para Repartir com Todos’, apoia e soma-se às ocupações de reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por compreender ser justa a luta por uma educação gratuita e de qualidade.

No primeiro semestre de 2011, impulsionamos uma ocupação de reitoria. Essa ação radicalizada foi conseqüência da total defasagem que passa nosso curso, aliás toda a universidade pública, já que as políticas de acesso implementadas pelo governo Lula da Silva (PT) não garantem estrutura, professor, tampouco pesquisa e extensão, ou seja, a permanência do estudante e sua devida formação. O resultado foi que estudantes de outros cursos somaram-se à ocupação, que durou 11 dias. Agora, o slogan ‘Chega de Migalhas’, que simbolizava nossa indignação localizada, intitula a campanha que está sendo tocada por centros e diretórios acadêmicos de diversos cursos, conselho de residentes e conselho de bolsistas da UFS.

Compreendemos que a educação deva servir como libertação do indivíduo, formando sujeitos coletivos e transformadores da sociedade, e esta com certeza não é a política implantada nas escolas e universidades públicas brasileiras, nas quais a educação vem sendo tratada como mercadoria e não mais como direito. Por isso reforçamos a necessidade de estarmos juntos nessa batalha, entre outras que vem ocorrendo nos últimos meses, que, aliás, ultrapassam as fronteiras brasileiras. Exemplo disso, são as mobilizações que estão tomando o Chile.

Chega de migalhas na nossa formação: queremos ensino, pesquisa e extensão
Chega de migalhas no financiamento da educação pública, é 10% JÁ
Chega de migalhas: assistência estudantil e permanência AGORA

À luta,

Diretório Acadêmico de Comunicação Social - UFS




Nenhum comentário:

Postar um comentário